segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Descobrir a poesia...
Em idade pré-escolar é muito importante desenvolver atividades de descriminação auditiva, rimas infantis e contos rimados, pois permitem explorar de forma divertida e lúdica, a Consciência Fonológica, o vocabulário e a memória auditiva.
Para identificar rimas, as crianças necessitam ter a capacidade de identificar sons finais das palavras (ex. cão - balão). Haverá forma mais divertida de descobrir os sons das palvras do que lendo poesia em voz alta, deixando as palavras rolarem, encontrarem-se, descobrirem-se e perderem-se no ar?
Ficam aqui alguns registos...
Esta atividade foi desenvolvida após a visita de um grupo de alunos do 2.º ano (prof. Adelina) à sala dos alunos de 5 anos (pré-escolar) que nos surpreenderam com esta bonita poesia de Augusto Gil: " Balada da neve". Os alunos do pré-escolar também quiseram recitá-la, cada um memorizou uma pequena parte e depois gravamos. ( ano letivo 2010-11 - sala da Ed.. Antónia - grupo de alunos da turma).
Esta atividade surgiu no Outono, com a descoberta das folhas a cairem...(ano letivo 2010-11 - sala da Ed. Antónia - aluna Mariana).
No dia alimentação também brincamos com as rimas. Os alunos descobriram palavras que rimavam com o nome de alguns frutos e registaram através do desenho, posteriormente gravamos (ano letivo 2010-11 - sala da Ed. Antónia - ).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
As crianças têm uma imaginação inacreditável, basta um pequeno incentivo e eis que temos uma forma divertida e didática de ajudar a promover o seu desenvolvimento! Bom trabalho!
Enviar um comentário