AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDIFELOS

Voar mais alto...

quinta-feira, 28 de março de 2013

LEITURA EXPRESSIVA


A leitura oral de textos pelos alunos pode ter várias formas. Eles podem ler com o objetivo de comunicação, isto é, o de permitir ao ouvinte a sua compreensão; ou com o objetivo de expressão, a fim de transmitir as emoções inerentes ao conteúdo do texto.
         A escola tem responsabilidade no ensino e na prática da leitura, mas é essencial estimular o aluno a ler também em casa, os pais devem-se envolver neste processo.
       
         Na escola, os professores aproveitam diferentes situações e oportunidades para motivarem e desenvolverem a prática da leitura expressiva, para que os seus alunos adquiram confiança e bom domínio do texto lido.
     
          Destaco, assim, a oportunidade dos nossos alunos participarem no “Concurso de leitura expressiva” que se realizou na biblioteca da escola sede no dia 04 de março.
 
         Os alunos da turma da professora Lúcia ( 1.º ano)  e da minha ( 1.º  e 4.º ano) ganharam o respetivo concurso, com as poesias " A Borboleta" e " Vagundo do Mar", no entanto,  todos estão de parabéns, pelo seu empenho nesta tarefa. E apesar de os alunos do primeiro ano estarem a dar os primeiros passos, na iniciação à leitura e escrita, demonstraram  que ler poesia expressivamente, não é difícil, basta sentir e viver o que se lê, ser facial e corporalmente expressivo e deixar transparecer os sentidos implícitos…tal como declamaram os alunos em "Vagabundo do Mar...": “ …E agora / queira ou não queira,/ cara alegre e braço forte: / estou no meu posto a lutar.”
Também nós continuaremos a “ lutar” para que os nossos alunos gostem de ler e leiam cada vez mais e melhor.

                          Professora Maria de Jesus
                       ( 1 .º e 4.º ano de Gondifelos )
                     





0 comentários:

Enviar um comentário