AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GONDIFELOS

Voar mais alto...

sábado, 2 de março de 2013

FAMÍLIAS LEITORAS- “Um conto para ti…”


14/02 /2013


Foi o sétimo aniversário da Diana C. A. Secretamente a mãe preparou a surpresa para a filha e colegas do 1º ciclo e do ensino pré-escolar, da escola P3. Após o almoço todas as crianças se juntaram no ginásio para uma atividade diferente – jogos, pensavam elas. Sim, tudo começou nessa tarde com um jogo tradicional, a cabra cega, em que a Diana tinha de descobrir, a partir dos seus sentidos, quem estaria connosco nessa tarde. Facilmente descobriu que era a mãe. Vinha presenteá-la, e a todas as crianças, com a leitura e interpretação da “ lenda de S. Valentim” e deixar registada a sua presença e a de todos os participantes, através da impressão digital, num grande coração encarnado simbolizando a amizade, dedicação, amor, partilha, articulação… Finalizamos com canções, palmas, alegria, satisfação.

Outra atividade semelhante, mas com várias mães a participar, aconteceu na última semana de aulas do 1ºperíodo, com o conto elaborado propositadamente para esta época festiva: “ Simplesmente Natal”.

Estas atividades estão contempladas no projeto “Famílias leitoras” que dá continuidade ao iniciado no ensino pré-escolar. As famílias liam em casa para os filhos os livros retirados por eles do “baú da leitura” da sala de aula e posteriormente as crianças transmitiam aos colegas da turma a sua perceção da história explorada em família. Dando continuidade, agora estes alunos a frequentar o 1ºano de escolaridade, requisitam os livros na biblioteca da escola sede para serem lidos por eles, ou com ajuda da família, em casa. Alguns destes alunos tem uma excelente capacidade de comunicação oral e escrita, leitura expressiva e perfeita, estando já dois deles inscritos no “Concurso de leitura expressiva” a realizar na biblioteca da escola sede no dia 04 de março, às 10h e 10 min.

Estes alunos gostam da leitura, periodicamente fazemos na sala o “concurso da leitura” para o qual se preparam com entusiasmo e facilmente criam histórias a partir de uma imagem selecionada num manual.

Constatamos assim que a intervenção e colaboração da família no percurso escolar faz com que a predisposição para a aquisição de conhecimentos, os resultados académicos e a satisfação pessoal de cada educando seja muito satisfatória.

                                                                   Mª Lúcia Meira- turma 1ºG


0 comentários:

Enviar um comentário